Reunião debate Regimento Interno da Câmara antes da primeira sessão do ano

Vereadores ultimam preparativos para abertura da Câmara
Ascom

Um dia antes da abertura oficial dos trabalhos legislativos em Ilhéus, que ocorre nesta terça (02) às 16 horas, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes, promoveu um café da manhã, hoje (01), para apresentar aos parlamentares detalhes do funcionamento do Regimento Interno da Casa e da Lei Orgânica do Município.

“Temos a necessidade de mostrar aos vereadores que estamos na busca permanente para que tenhamos uma gestão aberta às mudanças que representem a valorização do Poder Legislativo e ao entendimento entre os seus pares”, disse, acrescentando que não são medidas para impor, mas atitudes para ajudar ao bom funcionamento da Câmara.

Na oportunidade, o presidente explicou como será a primeira sessão, que contará com a participação do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. Reeleito para mais quatro anos no comando administrativo da cidade, o prefeito vai apresentar mensagem contendo um diagnóstico econômico e social da cidade e quais os planos para o exercício de 2021. Na quarta, os vereadores iniciarão a eleição para a escolha dos membros das Comissões Técnicas da Casa.

Grupos criados

Durante o encontro de hoje pela manhã, foi oficializado o grupo da base governista, de apoio ao prefeito Mário Alexandre, composto por seis partidos presentes (PSD, PSB, PV, PSL, Podemos, Republicanos), além do bloco parlamentar PT/PCdoB, com três vereadores e as siglas que se posicionaram na condição de independentes: DEM, PTB e PSDB.

Com medidas de segurança sanitária impostas por conta da Covid-19, o acesso ao público será limitado à 50 pessoas no plenário Gilberto Fialho. Mas as sessões de terça e quarta-feiras serão transmitidas online, pelas páginas das redes sociais da Câmara (Instagram e Youtube). Os links serão disponibilizados amanhã, por volta do meio-dia.

Iniciativa bem recebida

Vereadora de primeiro mandato, a professora Enilda Mendonça elogiou o encontro de hoje e disse que um começo desta forma é fundamental por que cria-se expectativa de organização, como as coisas irão acontecer. “Passa também a ideia da diversidade na política e da unidade no objetivo de fazer um legislativo mais forte”, elogiou.

Um dos mais experientes vereadores da Casa, Ivo Evangelista, cumprindo o seu quarto mandato, disse que um dos grandes desafios da Câmara é, desde o início do mandato, trabalhar na conscientização de mostrar a real função do Poder Legislativo. “Crescer com responsabilidade e com a visão de que o poder público pertence, de fato, ao povo”.

Outro vereador experiente, Paulo Carqueija, no exercício do seu terceiro mandato, disse que iniciativas como a do presidente Jerbson Moraes, facilitam a convivência no plenário “mesmo os parlamentares navegando no mundo natural das divergências políticas”. Quem também elogiou a iniciativa foi o vereador Edvaldo Gomes. “Essa interação cria expectativa para que conheçamos melhor o modelo de condução da Mesa Diretora nos próximos dois anos”, afirmou.